Palavra do Fundador
“Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros. Suporta comigo os trabalhos, como bom soldado de Jesus Cristo. Nenhum soldado pode implicar-se em negócios da vida civil, se quer agradar ao que o alistou. Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras. É preciso que o lavrador trabalhe antes com afinco, se quer boa colheita” (II Timóteo 2,1-6)
A cada dia temos uma nova oportunidade de progredir no caminho da salvação e santidade de nossas almas, a vida interior se constrói por homens e mulheres determinados em progredir sempre e mais no conhecimento de Cristo e do seu amor incondicional. Como num processo evolutivo de fé e graça, de dons e virtudes vamos subindo, como que apalpadelas, a montanha daqueles que amam. Para além deste processo de crescimento e evolução espiritual também precisamos, de forma concomitante, anunciar essa salvação a Humanidade. Essa geme e sofre na espera da manifestação dos filhos de Deus (Cf. Rom. 8, 19-22). É de grande valia esse trecho dos escritos de São Paulo a Timóteo, o filho do seu coração, ele o ensina que é preciso progredir na graça e ensinar sobre o Cristo, sobretudo, é preciso lutar conforme as regras para se alcançar a vitória.
Nós estamos num mês propicio para progredir e ensinar sobre o Cristo, o mês missionário, o mês do rosário, o mês de São Francisco, de São Carlo Acutis e da Santíssima Virgem Maria a Senhora Aparecida. Um mês repleto de mística, devoção e piedade popular, um mês de missionariedade, de testemunho de Cristo.
Quem é o missionário?
Na origem da palavra, missionário vem do latim, missionarius, e significa “aquele que é enviado para realizar uma tarefa”, é aquele que possui uma missão a ser cumprida e é nesta perspectiva que todos aqueles que foram batizados são impregnados, de forma indelével pelo múnus profético, o de anunciar e denunciar em nome de Deus. Aqueles que possuem um carisma específico são chamados a serem uma resposta, e o simples fato de ser uma resposta já implica um envio para suprir a necessidade de algo, neste caso de Alguém; a pessoa de Jesus. Ele é a resposta para todo o desamor para todo o sofrimento.
Ser missionário é estar comprometido, é ser determinado em cumprir a missão que lhe foi confiada, é não ter medo de ir para onde é enviado, bem como realizar as tarefas que lhe foram atribuídas, das mais simples as mais complexas, das mais alegres as mais tristes, sendo, contudo, o sinal de esperança para todos os que encontrar pelo caminho. Ele vai para o campo de missão de forma desprendida, desapegado de bens e seguranças, pois faz experiência de confiança no Senhor.
Você também pode ser um missionário, na realidade se és um batizado, a missionariedade constitui a tua essência, quem você é. Logo, é preciso que assuma a sua condição, viva-a. O missionário é um verdadeiro Peregrino de Esperança.
Diácono Luizinho
Diácono Luizinho
Fundador da Comunidade Passio Domini