Quaresma: um caminho de Humildade

Facebook

A humildade atrai sobre si o amor de Deus e o apreço dos outros, ao passo que a soberba os repele. Por isso, a leitura Eclo 3,19-21. 30-31 aconselha-nos: “Nos teus assuntos, procede com humildade, e haverão de amar-te mais que ao homem generoso. E na mesma passagem: Torna-te pequeno nas grandezas humanas, e alcançarás o favor de Deus, e Ele revela os seus segredos aos humildes”.

O homem humilde compreende melhor a vontade divina e sabe o que Deus lhe vai pedindo em cada circunstância. O humilde respeita os outros, as suas opiniões e as suas coisas; possui uma especial fortaleza, pois apoia-se constantemente na bondade e onipotência de Deus: “Quando sou fraco, então sou forte”, proclama São Paulo.

A humildade de Jesus levou-o a não se prevalecer de sua igualdade com Deus, mesmo sendo de condição divina, mas a aniquilar-se a si mesmo (cf. Filipenses 2,6-7).

Nesta Quaresma, convidamos você a meditar sobre a Paixão do Senhor, este ato de entrega total com o nosso Retiro de Quaresma, o caminho da Humildade.

O nosso retiro será guiado por orações e textos escritos pelos santos ao longo da história da Igreja, que nos ajudarão a nos aprofundarmos no grande mistério do amor de Deus por nós. Santo Afonso Maria de Ligório nos indica: “Medite frequentemente na Paixão do Senhor.”

Uma dica importante: tenha sempre com você um caderno, para ser o seu diário espiritual. Nele, você anotará as inspirações de Deus, os propósitos e alegrias, frutos de cada dia de retiro.

Peçamos neste retiro a virtude da humildade, para sermos obedientes na vontade de Deus, assim como Jesus.

Vamos trilhar esse caminho juntos! O Senhor da Paixão nos espera!

Clique para se inscrever!

More to explorer

Ano novo… tudo novo?

É comum ouvirmos sobre rituais de final e de início de um ano. Como se através de um passe de mágica pudéssemos