No âmbito do 50º aniversário do UnivForum 2018, do Opus Dei, mais de 2.500 estudantes universitários de diversas partes do mundo estarão reunidos em Roma na Semana Santa para refletir sobre o tema “Repensar o futuro”. A mensagem do Papa Francisco para o encontro foi divulgada esta sexta-feira, 23.

Uma bela oportunidade para se encontrar com Cristo

“Vocês vêm novamente à Cidade Eterna – escreve Francisco – movidos pelo amor a Deus, à Igreja e ao Papa. Assim, é oferecida a vocês uma bela oportunidade para encontrarem-se com Cristo durante a Semana Santa e amadurecerem na fé e no comprometimento, junto a outros jovens de culturas e experiências diversas, mas animados por um mesmo desejo de felicidade, plenitude e doação generosa”.

Preparem-se para o Sínodo

Recordando que este encontro internacional tem lugar justamente no ano em que se realizará o Sínodo que terá por tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, Francisco convida os participantes a “prepararem-se” para participar do “evento eclesial”.

Para isto – escreve o Pontífice – “fará bem dirigir o olhar a João, o jovem discípulo que Jesus amava, a quem deu Maria como nossa Mãe. Ele ensinará vocês a reconhecerem Jesus que passa na nossa vida e a segui-lo com o ímpeto e a alegria que «enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus»”. (Evangelii gaudium, 1).

Não deixar de cultivar a relação com Deus

“O Senhor – prossegue Francisco – nos convida todos a segui-lo com alegria e a amar sem reserva a Deus e os outros. Será de grande ajuda para vocês este conselho de São Josemaría: «Busques a Cristo, encontres Cristo, ames Cristo» (Caminho, 382).

Disto, o convite do Papa aos universitários: “não deixem de cultivar a cada dia a vossa relação de amizade com Cristo, fazendo-se a pergunta muitas vezes: «O que faria Jesus no meu lugar? O que eu posso fazer para assemelhar-me sempre mais a Ele e levá-lo aos outros?».

Busquem-no na oração, nos sacramentos, em todas as circunstâncias da vida de vocês e também nas pessoas que estão próximas a vocês, familiares, colegas de estudos, e naqueles que têm necessidade e são os esquecidos do mundo, nos quais se reflete de modo particular, o rosto de Cristo”.

Sirvam o mundo com os vossos talentos

Nas palavras do Papa, também a importância do olhar para o mundo e o convite a saírem de si mesmos, “vencendo a comodidade e o egoísmo de pensar somente em suas coisas”, para colocar-se a caminho.

Francisco faz votos de que os jovens encontrem as pessoas “necessitadas”, “servindo-as” com os próprios talentos: “este é o melhor modo de seguir Cristo e de ter sempre o coração enamorado d’Ele”.

“Rezo por vocês”, lê-se na conclusão da mensagem. Rezo “pelos projetos e aspirações de vocês, para que sintam em cada momento o amor do Senhor, que nos chamou para uma vida de doação e de serviço”.

Radio Vaticano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *