O tempo é de Deus!

Facebook

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu”
Eclesiastes 3,1.

 

Sabemos que Deus sempre quer o melhor para nós. Quando nos colocamos em um caminho vocacional nosso coração precisa estar disposto a esse querer, essa vontade divina que nos conduz a verdadeira felicidade. Mas até quando esperar? O que fazer? Toda vocação passa pelo teste do tempo.

Quando nos decidimos buscar a vontade de Deus, isso torna-se uma aventura, mas diz Santa Teresa Benedita da Cruz que vale a pena correr o risco. Precisamos estar atentos aos sinais que Deus nos revela ao logo da nossa história, afinal a nossa vocação é selada desde toda a eternidade. Antes do nosso nascimento Deus já nos havia escolhido (Jr 1,5) e já havia marcado nossa alma com um sinal indelével, o sinal da nossa vocação. Que mistério tremendo de amor.

É preciso escuta, discernimento e paciência, para tudo existe um tempo, e se a vocação vem de Deus temos que buscá-la Nele. Todos passamos por esse processo de amadurecimento e descoberta. Quantas alegrias e tristezas, dúvidas e respostas, medos e anseios neste caminho de espera, onde Deus nos converte e santifica. O que importa é não desistir (Regra de Vida CCPD § 28). 

Dentro da Comunidade Católica Passio Domini, é possível a vivência de todos os estados de vida, nosso estatuto prevê a consagração de casais, celibatários e sacerdotes. Depois do discernimento da nossa vocação no carisma, começamos a viver o discernimento do nosso estado de vida, ou seja, o modo de como melhor responderemos a nossa vocação.

Descobri com 12 anos que o Senhor me chamava ao sacerdócio, meu coração sempre ardia quando via o padre sobre o presbitério e ficava imaginando o dia em que poderia estar também vestido com aqueles paramentos e poder consagrar o Cristo. Nessa idade já iniciei meu primeiro processo vocacional e não deu certo, foram algumas tentativas, mas ainda não era o tempo.

Hoje estou com 29 anos, daqui a dois meses completarei 30 e ainda estou neste tempo de espera pela vontade de Deus. Sou discípulo de primeiro ano na Comunidade Católica Passio Domini e trilho meu caminho de consagração no carisma do Amor Incondicional, buscando a cada dia descobrir a melhor maneira de servir a Deus dentro do meu carisma. O coração continua ardendo por este estado de vida, sei que Deus não voltou atrás. Sempre quando me coloco em oração o Senhor me confirma que é isso mesmo, mas ainda estou na espera.

A primeira vez que tive a oportunidade de estar em uma ordenação sacerdotal, eu já morava na comunidade e passo a passo do rito eu me imaginava, conseguia com os olhos da minha alma enxergar o bispo com as mãos sobre a minha cabeça, rezando sobre mim e ungindo minhas mãos. Me tornando aquilo que acredito ser o sonho de Deus para mim.

Hoje, dentro da comunidade vivo esse tempo de espera da vontade de Deus, acreditando em tudo aquilo que Ele já me falou e confirmou, mas com o coração aberto para descobrir a cada dia sua vontade, o que preciso mudar e me converter, para um discernimento acertado. Vocação acertada é certeza de felicidade.

O caminho de discernimento é lindo, o quanto Deus realiza em nós e nos cura, mostra aquilo que realmente somos e vai nos modelando para melhor responder a nossa vocação. Sou muito feliz por todo o tempo que vivi e ainda vivo dentro da minha comunidade, na vida fraterna, nas missões e apostolados. Deus vai confirmando e sustentando nossa vocação a cada dia.

Tenhamos um coração aberto ao Senhor, aguardando que Ele nos diga o que fazer, como fazer, qual hora fazer e qual a melhor forma. Se Deus quer, Ele irá nos encaminhar na sua santíssima vontade, o que nos cabe é obedecer a Deus.

Vocação é um sonho compartilhado com Deus, Ele sonha primeiro e depois cada um de nós. É um sonho de realização e felicidade, ele faz parte da sua essência, do que você realmente é.

“Ao ouvir a Deus e caminhar com Ele eu me torno realmente eu mesmo. O que importa não é a realização dos meus próprios desejos, mas a Sua vontade. Assim a vida se torna autêntica”.  Papa Emérito Bento XVI. 

Tenhamos coragem de nos lançar nessa aventura de descoberta da nossa verdadeira essência. Nossa vida e felicidade estão escondidas em Deus, Ele deseja nos revelar. Vivamos a espera com alegria e decisão, trilhando os passos em direção a vontade divina. Tenhamos uma vida autêntica, santa e que nos direciona todos os dias para o céu.

Jean Pinhata

Discípulo CCPD

More to explorer

Ano novo… tudo novo?

É comum ouvirmos sobre rituais de final e de início de um ano. Como se através de um passe de mágica pudéssemos