Ano novo… tudo novo?

Facebook

É comum ouvirmos sobre rituais de final e de início de um ano. Como se através de um passe de mágica pudéssemos mudar tudo. Fazer tudo diferente! Os finais de ano normalmente trazem em si essa crença: ano que vem, tudo será melhor! É possível. Claro que é! Bom… tudo, tudo… talvez não. Mas muita coisa sim. Alguma coisa sim. Mas não são os rituais que proporcionaram a mudança, mas sim nossas atitudes, escolhas e renúncias. É mais importante refletirmos sobre como nós concluímos o ano e de qual forma iremos iniciar o próximo. Então… como vamos escolher viver o ano de 2024?

 

O ritual mais importante, que deve estar presente no nosso cotidiano independente de qualquer situação, é o ritual da oração. Para este novo ciclo que se inicia, somos convidados a renovar algo em nós. Quem sabe, neste novo ano, pela força da oração possamos ter um coração novo? Cada ano novo tem início com a festa da Mãe de Deus, logo no dia 01 janeiro. Nós católicos temos a oportunidade de iniciar cada novo ano entregando tudo nas mãos da Mãe de Deus e nossa Mãe.

 

Sabemos que Maria é aquela que nos leva sempre para seu filho Jesus. Ela se deu ao seu filho para que Ele pudesse se dar por cada um de nós. E através dela, do seu ventre materno, somos chamados a acolher mais uma vez o Menino Deus no nosso coração. A Sagrada Família marca então o final e o início deste grande novo ciclo entre o ano que se termina e o ano que se inicia. Por que não vivenciarmos cada ano novo como uma grande consagração à Sagrada Família?

 

O Papa Francisco nos propõe essa oração em sua carta Amoris Laetitia. Rezemos confiantes já entregando todos os nossos projetos para esse ano novo:

 

Jesus, Maria e José,

em Vós contemplamos

o esplendor do verdadeiro amor,

confiantes, a Vós nos consagramos.

Sagrada Família de Nazaré,

tornai também as nossas famílias

lugares de comunhão e cenáculos de oração,

autênticas escolas do Evangelho

e pequenas igrejas domésticas.

Sagrada Família de Nazaré,

que nunca mais haja nas famílias

episódios de violência, de fechamento e divisão;

e quem tiver sido ferido ou escandalizado

seja rapidamente consolado e curado.

Sagrada Família de Nazaré,

fazei que todos nos tornemos conscientes

do carácter sagrado e inviolável da família,

da sua beleza no projeto de Deus.

Jesus, Maria e José,

ouvi-nos e acolhei a nossa súplica.

Amém.

More to explorer

Rezar os Mistérios Gloriosos

Rezar os mistérios gloriosos A oração do rosário nos permite de meditar os mistérios da vida do Cristo graças ao terço. 4