Quem é o Consagrado?

Facebook

“O Consagrado é aquele que responde a sua vocação para ser inteiramente de Deus” (RV §109)

Então assim como em nossa regra de vida (§ 109), está escrito: O Consagrado é aquele (a) que responde a sua vocação, ou seja, a um chamado, para ser inteiramente de Deus, digo por experiência própria que o chamado de Deus é irresistível, sim isso mesmo, “cujo a força e sedução não há como resistir”, antes de responder ao meu chamado, era como que faltasse algo, apesar de já estar na caminhada com Deus, de ter tido um encontro com a pessoa de Jesus, ainda faltava algo. Vocação é justamente isso, quando não respondemos ao chamado de Deus em nossas vidas, parece que existe um buraco a ser preenchido que nos faz desejar ser mais de Deus e quando respondemos, nos sentimos preenchidos, plenos, completos.

Mas quem é o Consagrado (a)? É aquele (a) que é chamado (a) com sua consagração, além da consagração do Batismo sacramental, por um chamado específico que recebe de Deus para expressar um Carisma. É convocado a ser Sinal da presença de Cristo no mundo, ou seja, na sociedade, um entre os demais, não mais um, mas sim aquele que com seu Carisma deve fazer a diferença, contrariando os valores do mundo atual com os valores do Reino.

O Papa Francisco em sua carta circular aos Consagrados e Consagradas com o título “Alegrai-vos” em 02 de fevereiro de 2014, o ano da Vida Consagrada, afirma que somos chamados a levar a consolação de Deus, testemunhar sua misericórdia aos homens e mulheres de nosso tempo, num mundo que vive de desconfiança, de desânimo e depressão, numa cultura em que os homens e mulheres se deixam levar por fragilidades e fraquezas, por individualismos e interesses pessoais, nos é pedido que introduzamos a confiança na possibilidade de uma felicidade verdadeira, de uma esperança possível, que não se apoie unicamente nos talentos, nas qualidades, no saber, mas em Deus. Todos podem encontrá-lo; basta procurá-lo de coração sincero, tudo isso de que forma? Na Alegria nos diz o Papa, que a beleza da Consagração é a alegria, sim a alegria de levar a todos a consolação de Deus, pois na santidade não há tristeza,

Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria.
Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria! ».

E você, já pensou em sua Vocação? Isso mesmo, certamente Deus têm um chamado específico para você, venha comigo ser um Consagrado do Amor Incondicional de Deus por toda a humanidade.

Leandro Ramos.

Consagrado da Com. Passio Domini.

More to explorer

Ano novo… tudo novo?

É comum ouvirmos sobre rituais de final e de início de um ano. Como se através de um passe de mágica pudéssemos